Fundação e Atuação Inicial: A Pella Construções e Comércio Ltda. foi fundada em 1981, pelo Engo. Sérgio A. Palazzo e o Economista José Carlos Barbosa. O objetivo da sociedade na época da fundação foi concentrado na construção de casa populares, e juntamente com a Precise do Brasil, trouxe a tecnologia de construção pré-formada em concreto. Nessa área a empresa construiu uma enorme quantidade de casas, tendo batido o recorde de construção de uma unidade completa por dia.

Mais tarde ainda voltada ao concreto, iniciou a construção de pisos de concreto em túneis, viadutos e pontes, pátio industriais e de aeroportos, rodovias e sistemas urbanos. Nessa fase mudou sua denominação social para a atual Pella Construções e Comércio Ltda., e contou com a adesão de outros sócios e uma expansão enorme de suas atividades.

Ainda dedicou-se à conservação e reparo dos pavimentos rígidos, expandindo posteriormente para a manutenção de pavimentos flexíveis, com o reparo de trincas. Mas não parou aí, expandiu seus negócios para instalação de fibras ópticas, construções de infra-estrutura por MND (Métodos Não Destrutivos), fundamentou sua atuação num suporte técnico internacional, o que lhe permitiu receber prêmios e menções internacionais.

Especializada na introdução de novas tecnologias de construção vem atualmente desenvolvendo trabalho de grande alcance na área de saneamento básico, com o reparo de redes antigas trocando-as por novas, sem abertura de valas.

Registrada na maioria dos órgãos públicos do setor de seu interesse, trabalha direta e indiretamente para a administração pública. Atualmente sua diretoria é composta pelos dois sócios, Jeandernei Luis Ribeiro e Sérgio A. Palazzo.